Hackeamento de dados é caracterizado como crime virtual e pode fazer um verdadeiro estrago na vida das vítimas. Atualmente, como tudo se tornou digital, os criminosos estão com técnicas cada vez mais refinadas para atacar seus dispositivos e extrair informações pessoais e intransferíveis. Saiba como esse tipo de crime geralmente acontece e o que fazer.
O que é um hacker?
Hacker é o nome dado a pessoa que tem grande conhecimento sobre questões internas relacionadas a dispositivos, programas e computadores, capaz de fazer o hackeamento de dados.
Formas de hackeamento de dados
Hackeamento de dados é um crime virtual, consiste na extração de informações por meio do sequestro de algum serviço eletrônico ou de invasão do computador. Hackers conseguem acessar o aplicativo do seu banco, arquivos salvos na nuvem e até o conteúdo salvo na sua máquina por meio de técnicas de html. Veja quais são as portas de entrada mais utilizadas para roubar dados.
Roubo de link de internet - criminosos usam a rede ou a internet, pode ser wi-fi ou a cabo, das vítimas sem consentimento. Sendo que o wi-fi é mais fácil de ser invadido, basta estar próximo ou ter uma boa antena.
Invasão - servidores de última geração, estações de trabalho antigas, smartphones, impressoras e qualquer outro dispositivo pode ser alvo de um ataque. A invasão geralmente ocorre por meio de um software mais vulnerável já presente na máquina ou de um arquivo malicioso, chamado de malware, no qual a vítima precisa clicar para dar início ao ataque. O arquivo geralmente não parece ser suspeito e, por isso, muita gente não percebe. Em ambos os casos, o hacker pode ter acesso completo ao sistema do dispositivo.
Trojan bancário - são malwares que se vinculam a outros softwares para tentar invadir sistemas de defesa. Os bankers são as ameaças mais comuns no Brasil. Depois se instalar no dispositivo, aguardam determinadas ações da vítima para começar a atuar. Acessar a conta bancária e transferir o dinheiro para onde quiser, por exemplo.
Rasonware - atuam sob o protocolo SMBv1 da Microsoft, apesar dessa vulnerabilidade ser facilmente corrigida manualmente ou por meio de atualizações. Esse tipo de invasão bloqueia o acesso da vítima, os hackers normalmente pedem um regaste, em bitcoin (moeda eletrônica), para restabelecer a normalidade.
O que fazer no caso de hackeamento de dados?
Se você suspeitar de uma invasão ou algo diferente ocorrer no seu dispositivo, é recomendado tomar alguns cuidados, como:
Elimine qualquer tipo de ligação com outras máquinas;
Busque ajuda de um técnico;
Nunca pague resgates;
Troque suas senhas periodicamente.
Hackeamento de dados é crime virtual e pode resultar em sérios prejuízos, como o vazamento de fotos íntimas ou a realização de transações bancárias sem consentimento da vítima. Busque orientação jurídica e denuncie.
Comments